setembro, 2022

Tranquilidade e domínio (liberdade) ao falar com seu público

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

Chegou a hora de  falar com você a respeito daquelas 5 técnicas iniciais que vão auxiliar na nossa busca pela tranquilidade e domínio (liberdade) ao falar com seu público.

 

Vamos a elas:

  • Preparação da fala

Essa preparação diz respeito ao treinamento. Isso mesmo: treinamento.  Falar em público é um momento que exige treino e preparação, para que você tenha segurança e confiança. E, além dessa capacitação, é necessário dominar o conteúdo que será abordado.

Atenção:  decorar um texto não é dominar um assunto, trata-se de abordagens diferentes.  Falas decoradas são, além de muito cansativas,  facilmente percebidas pelo público. Então, eis algumas estratégias que ajudam na preparação:

  • Reserve um tempo, antes da apresentação, para analisar o tema que será abordado;
  • estude e faça um esboço ou roteiro;
  • não deixe de incluir pontos principais que gostaria de destacar;
  • de preferência, em voz alta e diante do espelho, treine aquilo que vai dizer durante a apresentação.

 

  1. Respiração correta e uso adequado das pausas

Pessoas que ficam ofegantes durante suas falas em público, engolindo as palavras, causam muito desconforto para quem as ouve, além de atrapalhar na clareza de recepção do conteúdo. Por isso, respirar bem durante a fala é fundamental para um orador.

É válido fazer exercícios respiratórios para não desperdiçar o ar, soltando-o gradualmente e sem contrair os músculos da garganta. A respiração correta precisa de uma postura ereta, com os ombros bem encaixados e sem tensão.

Outro item importante são as pausas.  Aqui, a dica é buscar o equilíbrio entre intervalos. Mantenha seu ritmo natural  e confortável de fala para os ouvintes, seus interlocutores, fazendo  pausas quando necessário.

*Não se esqueça de hidratar a voz, a garganta (com água natural, de preferência), enquanto fala. Deixe essa água próxima a você.

 

 

 

3- Postura corporal / Movimentos involuntários

Ficar tenso é uma reação normal, que antecede o início da sua fala/apresentação. Por isso, fazer alongamento dias antes e antes dela ajuda muito a eliminar essa tensão. Respiração e postura precisam ser, igualmente, naturais diante de seus interlocutores.

A postura correta diz respeito a movimentar-se pelo espaço, sem exageros, claro. Defina pontos em que você pode se posicionar, de vez em quando, evitando ficar completamente parado.

A respeito dos movimentos involuntários durante a apresentação, evite balançar as pernas, mexer frequentemente nos cabelos, estalar os dedos e outros trejeitos característicos de ansiedade.

4- Objetividade no discurso

“Ah, o tempo!” Tudo está ligado ao tempo. Não se apegue a falas muito longas e cheias de rodeios; elas incomodam e fazem a plateia perder o interesse.

Sem ser brusco e/ou indelicado, evite enrolação e vá direto ao ponto. Excelente é estabelecer um roteiro, porque sintetiza o que precisa ser dito e evita que o público esvazie o ambiente antes da conclusão.

*Se achar necessário, treine antes, usando um cronômetro para orientá-lo nesse tempo de fala. Ajuda muito!

 

 5- Recursos audiovisuais (são importantes?)

Os recursos audiovisuais ( e eles são muitos, à escolha)  contribuem para uma melhor compreensão do tema em estudo pelos ouvintes, ajudando-os na retenção das informações mais importantes por tempo mais prolongado. Um exemplo é o Power Point, capaz de ilustrar as falas e dar mais clareza ao que está sendo apresentado.

O mais importante diante da escolha desse recurso a ser usado por você, é não deixar que ele seja a estrela da sua apresentação/fala. Faça uso dele quando for estritamente necessário, pois não há nada pior do que assistir uma palestra na qual o orador apenas lê o que todo mundo está visualizando na tela.

A estrela é você!

___________________________________________________

Observe que são passos simples, e extremamente importantes, capazes de  fazer com que você se sinta confortável e seguro para uma fala e/ou apresentação. Experimente!!!

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp