janeiro, 2023

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATU SENSU

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

No texto anterior, você entendeu melhor qual a diferença entre pós lato sensu e stricto sensu. Agora,  vamos conhecer os cursos que existem dentro de cada uma das modalidades. 

São cursos voltados para profissionais distintos e, portanto, com características diferentes. Veja quais são eles:

LATU SENSU: ESPECIALIZAÇÃO E MBA

Especialização

“Há diferença entre lato sensu e especialização”? Essa é uma dúvida bastante comum para quem está cogitando entrar em uma pós-graduação. Não existe diferença: a especialização é um dos tipos de pós lato sensu.

Existem inúmeras áreas de conhecimento para atuação profissional. Por isso, ao fazer uma busca rápida no Google, vai encontrar vários cursos de especialização. Sendo assim, costuma ser a melhor opção para os profissionais que saem da graduação, que começam a trabalhar e percebem que falta conhecimento sobre determinado assunto.

Profissionais recém-formados encontram na especialização uma forma de se aprofundar em sua área de atuação, desenvolvendo novas habilidades e se atualizando sobre as últimas tendências do/no mercado de trabalho.

 

MBA: Master of Business Administration

Sigla para Master of Business Administration, o MBA é uma formação focada em gestão de negócios e administração

Os profissionais que procuram os cursos de MBA, geralmente, são aqueles que têm o objetivo de conquistar cargos estratégicos e posições de destaque dentro da empresa onde trabalham.

O MBA ajuda os futuros líderes a desenvolverem habilidades importantes para a atuação no mercado, além de abordar questões essenciais da área de negócios.

Tenha em mente:

*Voltado aos negócios, o MBA é indicado se você quer alcançar cargos de gestão dentro da empresa onde atua. Então, Pós-graduação e MBA possuem praticamente o mesmo significado, afinal o MBA é um tipo de pós.

* Quem finaliza um curso de MBA, não recebe um título específico. Diferentemente de um mestrado ou doutorado.

*É comum as pessoas serem chamadas de especialistas em determinado assunto, geralmente o nome do curso. Contudo, não existe um título para quem termina o MBA.

* Com um diploma de pós-graduação lato sensu, você poderá dar aula em algumas instituições de ensino. Mas muita atenção quando digo “algumas instituições”.

ATENÇÃO:  parte das instituições aceitam professores com diploma de pós lato sensu, e outras aceitam unicamente formados em stricto sensu. Portanto, se seu objetivo é uma vaga em uma Universidade Federal, por exemplo, um curso lato sensu não será suficiente.

Até o próximo! 

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp