agosto, 2022

Pesquisa Científica

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

As teorias sobre pesquisa científica afirmam que a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo, baseado no raciocínio lógico, cujo objetivo é encontrar respostas para problemas propostos, a partir de um tratamento científico. 

Ainda, que o conhecimento científico é um instrumento valioso para a sociedade, considerando as transformações sociais e tecnológicas. Gerado por uma determinada sociedade, é um conhecimento que nos aproxima de novos pontos de vista, conceitos, métodos, técnicas, instrumentos, ferramentas, enfim tendências e perspectivas que norteiam a construção do saber de uma área de conhecimento.

Penso que sobre isso,  já sabemos; pelo menos já estudamos, durante nossa vida acadêmica, disciplinas relacionadas, direta e/ou indiretamente, a esse conteúdo. Acredito que você saiba, também, que, na área da saúde, a importância das pesquisas é ainda maior.

 E sobre os tipos de pesquisas científicas e suas variações, você conhece?

 

Os principais tipos de pesquisas (área da saúde)

Colher dados a partir de métodos definidos por cada estudo, a fim de tornar os estudos e levantamentos passíveis de resultados importantes é função da pesquisa científica. 

Por sua vez, esses resultados podem determinar as condutas seguintes, dependendo do tipo de pesquisa. Para a área da saúde, os estudos científicos são essenciais, por exemplo, para a criação de novas vacinas, medicamentos ou tratamentos.

Portanto, a pesquisa tem como maior função iniciar um estudo de grande relevância para a comunidade, por meio de processos metodológicos práticos de caráter investigativo, para obter uma conclusão.

Para tanto, existem  inúmeras formas de se realizar uma pesquisa de cunho científico, assim como existem alguns tipos, que são: Trabalho Científico Original/Resumo de Assuntos/ Pesquisa Bibliográfica/ Pesquisa Documental/Pesquisa de Campo/ Pesquisa de Laboratório/ Pesquisa Quantitativa/ Pesquisa Qualitativa/ Pesquisa Exploratória/ Pesquisa Descritiva/ Pesquisa Explicativa.

É comum que você utilize alguns desses tipos, ao mesmo tempo, para suas pesquisas. Mas, os procedimentos da pesquisa científica experimental/Pesquisa Explicativa são os mais relevantes na/para a  área da saúde, uma vez que, com base nos estudos e experimentos, são produzidos medicamentos e vacinas, por exemplo.  Você deve, também, considerar a Pesquisa Bibliográfica como um alicerce literário para o início dos estudos. Afinal, se é  pesquisa, a importância da leitura é incontestável. 

Portanto, procedimentos práticos de análise e monitoramento são a essência da pesquisa científica experimental, pois trazem impactos imensuráveis para a área da saúde. 

Claro que essas considerações são apenas para motivar você a iniciar uma pesquisa na sua área de atuação. Espero ter conseguido.

Meu abraço!!! 

 

  • FIQUE POR DENTRO

Nunca é demais endossar a importância das pesquisas científicas para a comunidade da saúde, que devem ser publicadas em revistas específicas. Existem inúmeros motivos que levam você a querer submeter um estudo científico para publicação:

  • Nos periódicos, os artigos ganham mais força e notoriedade;
  • Melhor fonte de pesquisa e informação para interessados nos temas abordados, sejam leitores da comunidade científica ou não;
  • Enriquecer o Currículo Profissional e/ou Acadêmico;
  • Proteção contra plágio, o que é de suma importância para qualquer pesquisador científico, sobretudo da saúde.

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp