janeiro, 2023

OS CURSOS STRICTU SENSU

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

MESTRADO E DOUTORADO – (PHD)

 

Fazer Stricto Sensu é uma dúvida recorrente entre pessoas que buscam por uma pós-graduação. Você pode fazê-lo por meio do mestrado, doutorado e, por último, pós-doutorado. Vejamos…

Mestrado

Com duração de 2 anos, o mestrado deve ser a primeira opção após a graduação, para quem deseja construir uma carreira acadêmica.

Durante o curso, os estudantes não apenas se aprofundam numa área de estudo, como também aprendem a usar as metodologias científicas para fazer suas pesquisas.

É possível, então, dar aulas em faculdades e, se for o caso, partir para o doutorado, logo após a conquista do título de mestre.

TIPOS DE MESTRADO

mestrado acadêmico e o mestrado profissional são os dois tipos disponíveis para sua escolha. E, você conhece a diferença entre eles?

mestrado acadêmico é voltado para quem tem como objetivo dar aula para estudantes do curso superior. Quem o faz deve seguir para um doutorado posteriormente.

Com um objetivo diferente, o mestrado profissional visa capacitar o profissional para o mercado de trabalho, sendo mais parecido com uma pós-graduação lato sensu.

Doutorado

Posterior ao mestrado, o doutorado é uma etapa da formação acadêmica, com aprofundamento ainda maior. O curso tem duração de 4 anos.

O doutorando deve desenvolver uma tese, com abordagem tema ainda não pesquisado. Portanto, deve ser inédita. Ae assim, ao concluir o doutorado, o pesquisador se torna referência em sua área de estudo.

O PHD

Também conhecido popularmente como pós-doc, PhD significa, em tradução literal, Philosophy Doctor  e quer dizer doutor em determinada área do conhecimento, não necessariamente a Filosofia. O PHD se refere a uma pesquisa realizada por alguém que já tem o título de doutor. E, apesar de haver um número muito maior de mestres e doutores no Brasil, ainda existem poucos cursos de pós-doutorado por aqui.

Essa pesquisa realizada pelo doutor precisa ser feita em uma instituição de ensino superior ou voltada à pesquisa e tem o objetivo de melhorar as habilidades do pesquisador. 

No Brasil, geralmente, os cursos têm duração de 2 anos. Mas, o tempo de realização do pós-doutorado varia conforme o país onde ele é realizado. Enquanto em alguns pode durar 6 meses, em outros pode ir até 6 anos.

NOTAS:

*Não é possível determinar qual o melhor tipo de pós-graduação. Tenha você recém terminado a faculdade ou já a finalizado há algum tempo, com certeza é seu desejo investir na melhor pós. Ou seja, na modalidade que trará os maiores benefícios para a sua carreira, certo?

*Então, é importante você conversar com quem já fez alguma pós-graduação para tentar descobrir qual é a melhor. Mas, saiba que você não vai encontrar essa resposta em outras pessoas, nem nos sites das instituições e muito menos na descrição dos cursos.

*Aquele que atende o que você deseja para a sua carreira profissional é o melhor entre os dois tipos de pós-graduação. Quer continuar no mercado de trabalho, se aperfeiçoando ainda mais; quer cargos de gestão ou deseja entrar no ramo acadêmico?  Eis a resposta.

Grande abraço e até a próxima!!

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp