setembro, 2022

Ninguém nasce um excelente orador

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

Já sabemos (mas, nem sempre conseguimos praticar) que saber falar bem em público, comunicar de forma clara e objetiva, mantendo uma narrativa estruturada e fluente, é muitíssimo importante. Também, sabemos que o nome dessa arte é Oratória, e que um bom orador consegue persuadir e transmitir credibilidade a seu interlocutor.
Agora, saber chegar a esse nível é uma outra travessia, que conta com uma série de técnicas e regras adequadas, capazes de qualificar a pessoa que fala, tornando-a uma excelente oradora. Por isso, não é nato do indivíduo dominar essa arte. Ela pode ser aprendida e desenvolvida. Além disso, quem conquista essa habilidade, se destaca, pois ela tem impacto direto na comunicação, que tem sido, há, pelo menos, três anos, uma das 15 habilidades mais valorizadas e desejadas, considerando que o domínio da técnica pode ser facilmente usada a seu favor. Por isso, pense nela como uma ferramenta importante para informar, convencer e, até mesmo, ensinar.
Portanto, conhecendo e dominando as técnicas de falar bem em público, é possível se transformar em um excelente orador e ter ótimos benefícios na carreira profissional e nas relações pessoais. E, como ninguém nasce um excelente orador, mas com as técnicas corretas, é possível aprender e desenvolver essa habilidade, apresento a você 5 dicas iniciais e fundamentais:

1- Preparação da fala
2- Respiração correta e uso adequado das pausas
3- Postura corporal / Movimentos involuntários
4- Objetividade no discurso
5- Recursos audiovisuais (são importantes?)

*Na próxima postagem, vou falar com você a respeito dessas 5 técnicas iniciais e fundamentais, que nos ajudam a conquistar essa liberdade.

Até lá!!!

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp