janeiro, 2023

LATO SENSU? STRICTU SENSU?

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

É muito natural que pairem dúvidas no momento de escolher uma pós-graduação. Uma delas está relacionada à modalidade: stricto sensu e lato sensuIsso acontece porque cada uma dessas modalidades tem suas próprias características.

É fundamental, então, que na hora de optar entre a pós lato sensu e stricto sensu, não apenas levar em conta o campo de estudo de cada curso. É preciso escolher a modalidade que tenha a ver com os seus objetivos de carreira.

Para ajudar você nessa escolha, continue a ler este texto sobre os tipos de pós-graduação. Boa leitura!

LATO SENSU E STRICTO SENSU

Você já parou para pensar o que significa lato sensu e stricto sensu? Ambos os termos têm origem no latim. 

Enquanto o primeiro quer dizer “sentido amplo”, o significado de stricto é “sentido estrito”. A partir disso, já temos uma pista do propósito de cada um.

A seguir, você confere em detalhes a diferença de stricto sensu e lato sensu. Bora lá?

O QUE É UMA ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU?

Na pós-graduação lato sensu, estão incluídos os cursos voltados para alguma especialidade dentro dos diferentes campos de atuação existentes.

E, você sabe qual a função do lato sensu? É uma modalidade que costuma ser procurada por quem já está inserido no mercado de trabalho. É uma modalidade que serve de apoio para a prática profissional, levando em conta a realidade de oferta e procura nos diferentes setores.

A pós lato sensu contribui para aumentar o nível de qualificação profissional, além de melhorar a performance no emprego atual e estimular a busca por novas oportunidades. E, para ingressar em seus cursos, como o próprio nome diz, é preciso ter um diploma de graduação.

E A PÓS STRICTU SENSU?

Focada na área acadêmica,  a pós strictu sensu está centrada em pesquisa científica e incentivo ao conhecimento.

Por isso, se você procura os cursos dessa modalidade, certamente está  interessados em construir uma carreira acadêmica, ser pesquisador e dar aulas no ensino superior.

As pessoas que optam pela pós-graduação stricto sensu, mais do que se especializar  em determinado assunto, precisam escrever uma dissertação ou tese ao final do curso. E esse trabalho deve seguir uma linha de pesquisa da instituição de ensino.

*Para o próximo texto, meu convite a você é para ler sobre os cursos oferecidos para a modalidade latu sensu.

Até lá! 

Acesse nossas pós-graduações

×