novembro, 2022

CONTINUAR SEMPRE I

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

Mesmo que ainda não saiba escolher entre as várias opções de atuação (médico generalista, consultórios, hospitais, unidades básicas de saúde, forças armadas…) o médico que acaba de se graduar deve ter uma certeza: continuar seus estudos. Se é um novo profissional no mercado de trabalho ou médico com anos de experiência, dar continuidade a sua formação é uma forma de contribuir para a melhora do conhecimento e atuação profissional, elevando sua  carreira. Investimento em capacitação, residência, pós-graduação, cursos seminários e congressos são algumas importantes possibilidades para a continuidade de uma formação inicial. Aqui, vou falar um pouquinho sobre as duas primeiras:

 

Investimento em Capacitação

Falar a respeito de planejamento da carreira médica quer dizer prever investimentos em capacitação, e essa é a maneira de se  tornar um profissional referência em sua área de escolha, com cargos e atuações importantes em instituições desejadas, pretendidas… 

Melhorar o desempenho de seu exercício, alavancar o conteúdo a oferecer a seus clientes, alunos, instituições…sãos consequências de uma atualização contínua, pois é o que ajuda o profissional a se manter informado sobre as novidades da área de atuação. 

Além disso, o profissional da medicina que investe em cursos e especializações pode passar a ganhar a partir de 85% mais que colegas de profissão que não buscam a capacitação. Então, dar continuidade a uma formação garante ao médico melhores oportunidades, networking e currículo, seja por meio de aulas, congressos, encontros ou cursos online para medicina.  Ainda, esse profissional poderá trocar experiências com outros médicos conceituados na área, extraindo o melhor para seu crescimento profissional e formação de carreira.

Portanto, com novas capacitações, o médico ainda pode encontrar ótimas oportunidades de trabalho, expandindo suas relações pessoais e profissionais, que são muito importantes para aqueles que estão iniciando a carreira, após a graduação em medicina.

 

A Residência

A residência é uma forma de especialização para médicos, caracterizada pela formação em serviço sob a orientação de médicos especialistas com alta qualificação profissional e ética.

Ela tem como vantagem, além do conhecimento teórico e prático, o recebimento de uma bolsa-auxílio durante o período de curso, diferente de qualquer outra profissão, em que o aluno deve pagar suas mensalidades durante a extensão. Esse valor é voltado para que o profissional possa custear sua alimentação, transporte, materiais e outros gastos diários necessários. Em algumas áreas de residência, o profissional recém-formado pode encontrar dificuldades para ingressar, fato que leva alguns médicos a dedicarem longos períodos de estudo exclusivo, logo após o fim da graduação. 

O ingresso em um programa de residência médica acontece mediante aprovação em um processo seletivo. É um período de alta dedicação no desenvolvimento de competências profissionais na vida do médico. O tempo médio de residência pode variar de acordo com a especialização escolhida, durando entre 2 e 5 anos, com carga horária do programa dividida entre atividades teóricas e práticas. O foco maior é na prática profissional.

________________________________________

 

São apenas algumas considerações iniciais para que você continue acreditando na importância de seu investimento nos estudos.

No próximo texto, a Pós-graduação e os Cursos, seminários e congressos.

 

Até lá! 

 

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp