novembro, 2022

Ainda e sempre: literatura/medicina

Por Anna Cláudia Passani Ferreira

Ainda, e sempre, sobre o diálogo entre literatura/medicina, desta vez, quero deixar alguns títulos para que você possa aproveitar durante esse período das férias, ou para quando puder ler.

 

  • O Médico, de Rubem Alves

 

Rubem Alves é psicanalista e escritor, autor de várias obras publicadas pela Editora Papirus. 

Abaixo, fragmento de uma das crônicas, intitulada O médico à procura do seu humano, que faz parte do livro “O médico”, 2002.

 

“Não fui médico. Mas segui pela vida encantado por aquele quadro. O encanto foi quebrado quando fui fazer meu doutoramento nos Estados Unidos. Um dia fui ouvir uma palestra do diretor do hospital da cidade de Princeton, NJ, onde eu estudava. Ele começou sua preleção com esta afirmação que estilhaçou o quadro: “O hospital de Princeton é uma empresa que vende serviços”. “Meu Deus”, eu pensei. “Aquele médico não existe mais”… “  (p. 36)

 

  • A montanha mágica, de Thomas Mann

 

Paul Thomas Mann foi/é um escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social do Império Alemão. Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX.

A montanha mágica narra a ida de Hans Castorp, engenheiro naval recém-formado, ao sanatório para tuberculosos Berghof, localizado em uma alta montanha suíça, onde pretende passar poucas semanas com o primo Joachim, um dos enfermos ali instalados. A obra reflete suas experiências e impressões durante um período em que sua esposa, que sofria de um problema pulmonar, foi internada no sanatório de Davos, na Suíça, por vários meses. Foi daí que o autor teve a ideia de fazer o romance. Eis um fragmento:

“Hans Castorp, enquanto, como todos os demais, esperava com suma curiosidade ficar sabendo sob que forma voltava o amor rechaçado. As mulheres mal se atreviam a respirar. O Promotor Paravant mais uma vez cocou a orelha, para que, no instante decisivo, ela se tornasse aberta e acolhedora. Eis o que disse o Dr. Krokowski: 

– Sob a forma de doença. O sintoma da doença nada é senão a manifestação disfarçada da potência do amor; e toda doença é apenas amor transformado.

 Agora sabiam o segredo, se bem que nem todos fossem capazes de apreciá-lo devidamente. Um suspiro percorreu a sala, e o Promotor Paravant meneou a cabeça num gesto significativo de aprovação, enquanto o Dr. Krokowski prosseguia desenvolvendo a sua tese. Hans Castorp, por sua vez, baixou a cabeça, a fim de refletir sobre o que ouvira e de perguntar-se a si próprio se compreendera.” … (p.83)

 

  • Pacientes que Curam: o Cotidiano de uma Médica do Sus, de Julia Rocha

A médica Julia Rocha conta, nestas crônicas,  seu cotidiano no Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, onde trabalha há dez anos, desde que se formou. Os textos de Pacientes que curam apresentam o que Julia – uma mulher negra, médica de família e comunidade, mãe e cantora – vivenciou no plantão no hospital, em seu consultório na Unidade Básica de Saúde, na UPA ou em visita a pacientes em casa. E, ao fazer isso, traçam um retrato de um Brasil periférico, que vive mal desde sempre. Ao mesmo tempo, revelam o que há de universal, de sensível, no humano.  

 

Fragmento da apresentação/introdução:

 

 

 

  • Se Disney administrasse seu hospital, de Fred Lee

Para quem trabalha com serviços, um livro obrigatório. Fred Lee reuniu sua experiência como executivo em hospitais e uma passagem pelas organizações Disney para mostrar que o atendimento atencioso e singular gera lealdade e admiração pelas empresas capazes de prestá-lo. 

 

“Deve ser dez vezes mais fácil ser um gerente na Disney do que um gerente clínico e um hospital. Os funcionários do atendimento recebem, praticamente o mesmo salário, mas um auxiliar de enfermagem te diante de si um cliente muito mais complexo, encontra-se em um ambiente com riscos mais altos e enfrenta situações que não podem seu padronizadas.”… (apresentação)

 

 

 

*Todos os títulos são encontrados em livrarias físicas e, também, podem ser adquiridos pelos melhores sites de vendas de livros, inclusive em  usados e em ótimos estados de conservação, além de serem títulos disponíveis em pdf.

 

Espero que você aproveite muito as leituras!!!

A gente se encontra!

Acesse nossas pós-graduações

× Fale com nosso time pelo whatsapp